Como a Pandemia Aumentou os Casos de Miopia Infantil e o Que Fazer Sobre Isso
A pandemia contribuiu para o aumento dos casos de miopia entre crianças e adolescentes e agravou a condição em pessoas já diagnosticadas. O principal fator para essa situação é a exposição excessiva às telas de aparelhos eletrônicos, seja devido ao ensino a distância, aos jogos de videogame ou à televisão. Outros fatores incluem a predisposição genética e a pouca exposição ao ar livre.
A miopia tem seu maior potencial de agravamento durante a infância e a adolescência, podendo levar a baixo rendimento escolar e problemas de socialização. Muitas vezes, a miopia é confundida com outros diagnósticos médicos, como déficit de atenção ou inteligência reduzida.
A miopia é um distúrbio visual caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe. Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, e chegam à retina, onde se juntam em um único ponto para formar a imagem. Em pessoas com miopia, o globo ocular é mais "longo", fazendo com que a imagem se forme antes que a luz chegue à retina, resultando em dificuldade para ver à distância.
Com o tempo, a miopia pode progredir, afetando a visão no futuro. Quanto mais cedo uma criança desenvolve a miopia, mais a condição pode evoluir. No entanto, é possível desacelerar essa progressão com as Lentes Essilor®️ Stellest®️. Essas lentes oferecem correção da miopia e visão nítida de longe através de uma área de visão simples e, com a tecnologia H.A.L.T.3, controlam a progressão da miopia. As Lentes Essilor®️ Stellest®️ desaceleram a progressão da miopia em 67%, em média, em comparação com as lentes de visão simples, quando usadas 12 horas por dia.
Ciente da importância das lentes Stellest na vida de crianças e adolescentes para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento educacional, a ótica Centro Visão firmou convênios com instituições de ensino como UniHorizontes, Faminas, Cruzeiro do Sul Virtual, Colégio Marista e Magnum, oferecendo descontos exclusivos em óculos de grau para os estudantes. Se seu filho faz parte de uma dessas instituições, entre em contato com a ótica Centro Visão e transforme a vida dele com as lentes Stellest da Essilor.
Entre em contato clicando no link abaixo e selecione a unidade mais próxima.
Fontes: Jornal Estado de Minas e Scielo Brasil