Se você usa lentes de contato, já teve dúvidas se pode ou não dormir com elas?
Dormir com lentes de contato pode parecer inofensivo, mas a verdade é que esse hábito pode representar graves riscos à saúde dos seus olhos. Os olhos necessitam de oxigênio para se manterem saudáveis. Durante o dia, as lentes de contato, mesmo as de alta permeabilidade, reduzem a quantidade de oxigênio que chega à córnea. Quando dormimos, esse problema se agrava ainda mais, pois o ato de piscar, responsável por distribuir a lágrima e o oxigênio pela superfície ocular, diminui drasticamente.
A falta de oxigênio pode levar a uma série de complicações graves, tais como:
- Ceratite: uma infecção da córnea que pode causar dor intensa, vermelhidão, visão turva e até mesmo perda permanente da visão.
- Úlcera de córnea: feridas abertas na superfície da córnea que podem ser extremamente dolorosas e levar à cegueira.
- Neovascularização da córnea: crescimento de novos vasos sanguíneos na córnea, que podem prejudicar a visão.
- Conjuntivite: inflamação da conjuntiva, a membrana fina que cobre a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras, causando vermelhidão, coceira e irritação.
- Blefarite: inflamação das pálpebras, que pode causar vermelhidão, inchaço, crostas nas bordas das pálpebras e sensação de queimação nos olhos.
Então, o que fazer para cuidar dos olhos e usar as lentes de contato com segurança?
- Higiene: Lave as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes. Utilize apenas soluções de limpeza e armazenamento específicas para lentes de contato.
- Renovação: Siga as instruções do seu oftalmologista sobre a frequência de troca das lentes.
- Consultas oftalmológicas: Consulte seu oftalmologista pelo menos uma vez por ano para acompanhamento e avaliação da saúde dos seus olhos.
O ideal, portanto, é remover as lentes a cada período de 8 horas. E para aqueles que possuem graus elevados de miopia ou hipermetropia, é recomendável o uso de óculos de receituário para proporcionar esse "descanso" aos olhos.
Vale ressaltar que, em alguns casos específicos, dormir com lentes pode ser indicado pelo oftalmologista. Marque consultas regularmente e esclareça todas as suas dúvidas com ele!
Lembre-se: seus olhos são preciosos! Cuidar deles é fundamental para manter uma boa visão e desfrutar ao máximo da vida.